29/03/2022

VAMOS LER UMA CURIOSIDADE LOCAL?

História da Cruz Verde
Símbolo de Fé e Devoção

No caminho do Síto Porteirão, em Tacaratu, existia às margens da estrada, um pé de baraúna que tinha seus galhos em formato de cruz e passou a se chamar Cruz Verde. Um dos moradores do lugar, de nome Domingos, conta que uma vez, quando voltava da roça, por volta dàs 18:00 horas, passou neste lugar da Cruz e viu uma mulher agachada. Neste momento, nervoso, falou como sertanejo no sentido de espantar a assombração: - “Quem pode mais do que Deus?” Em seguida respondeu para si mesmo: -“Ninguém!” Mas a “moça”, ouvindo o que Domingos disse, olhou pra ele e perguntou calmamente: -“O que é?. Ele respondeu: -“Nada! Posso passar?”. E a “moça” consentiu que ele passasse.
Passado o tempo, um dos proprietários da terra, não se sabe a razão, cortou o pé de barauna e o queimou, recebendo, pela atitude, um tipo de “praga”, uma desavença com a esposa e com os filhos.
Seu Domingos, não concordando com a atitude do proprietário da terra, se dirigiu ao local que considerava sagrado, onde ficava a baraúna, e colocou uma cruz no lugar, para que o povo que passava pelo local fizesse suas promessas e assim alcançassem graças.
Seu Domingos fez uma promessa para sua esposa, pedindo sua saúde e a graça foi alcançada. Então ele colocou mais uma cruz como agradecimento, respeito e fé ao lado da cruz primeira.
Além de possuir uma cruz, a região também tinha a vegetação bastante verde e era passagem de muitos moradores. Era como uma encruzilhada por onde as pessoas se dirigiam para diversos sítios e fazendas como Quixaba Grande, Soares, Lagoa velha, Arapuá, Baixa Querida, Luiz Antonio, Braga e muitas outras. Era comum que todos que passavam por lá tirassem os chapéus e faziam o sinal da cruz em respeito a Cruz Verde.
Várias pessoas passaram a fazer promessas em nome da Cruz Verde e inúmeras mulheres que perdiam seus filhos antes do batismo, por abortos ou por doença após o parto, enterravam os bebês no entorno da Cruz, colocando outras cruzes menores ao lado da Cruz Verde. Com o tempo o lugar passou a ser um local religioso, que atraia pagadores de promessas de toda a cidade