18/05/2021

Prefeitura inaugura 'Sala da Cidadania'

No último dia 17 de maio, a Prefeitura de Municipal de Tacaratu, através da Secretaria de Agricultura, em parceria com o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) realizaram a inauguração da primeira unidade da Sala da Cidadania. O local fica localizado na sede da Secretaria de Agricultura, e vai centralizar os serviços relativos à reforma agrária, atendendo os assentamentos da cidade.

“Com a Sala da Cidadania, será mais fácil para o agricultor realizar a regularização fundiária. Esse documento dá segurança para o homem do campo investir e produzir na própria terra”, enfatizou o prefeito Washington Ângelo.

O Programa é uma política pública de Educação do Campo desenvolvida em áreas de Reforma Agrária. Sua finalidade é prestar assistência a proprietários de imóveis rurais e a famílias assentadas. Tacaratu possui, atualmente, 6 projetos de assentamentos com cerca de 1.000 famílias atendidas.

Durante a cerimônia de inauguração, foram entregues 35 Contratos de Concessão de Uso, além da viabilização de 100 contratos de concessão de créditos a famílias assentadas. “Com o novo espaço dedicado ao homem do campo, os agricultores não precisaram mais se deslocar até Petrolina para receber atendimento”, destacou o superintendente do INCRA em Pernambuco, Thiago Angelus.

No local, estão disponíveis os serviços de regularização ocupacional de assentamentos, titulação e recepção de documentos em geral, emissão de certificado de cadastro de imóvel rural (CCIR), atualização cadastral, intermediação de assuntos referentes ao INCRA e concessão de créditos aos agricultores assentados.

Estiveram presentes no ato, o prefeito Washington Ângelo, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Lucas Balbino e demais vereadores, secretários municipais, presidentes das associações dos assentamentos, Deputado Estadual Antônio Coelho, o superintendente do INCRA em Pernambuco, Thiago Angelus e demais representantes do INCRA.