24/07/2023

VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DE TACARATU?

A povoação de Tacaratu teve início no fim do século XVII. Primeiro, foi maloca de índios bravios da tribo Pancarus. Depois esses índios foram aldeados no local que ainda conserva o nome Brejo dos Padres, que ali estiveram em missão dirigida por padres da congregação de São Felipe Neri. Em 1752, Tacaratu era curato, onde existia uma pequena capela, consagrada a Nossa Senhora da Saúde, acredita-se que os padres congregados, que serviram em missão de catequese com os índios que consagraram a pequena capela. Tacaratu é um vocabulário da língua predominante indígena pindaé que significa “serra de muitas pontas ou cabeços”. O município faz parte da microrregião do sertão do Moxotó. Daí então com os referidos elementos, se povoam a antiga vila de Tacaratu, primitiva sede do município. Em 1760, os moradores da referida região dirigiram uma petição ao bispo Dom Francisco Xavier Aranha, solicitando a criação de uma freguesia, sendo atendidos logo, Tacaratu foi elevada aquela categoria em 1761, efetivando a instalação em 1764. Estes 3 anos de espera decorreram em virtude das remodelações, passou de uma primitiva capela para servir de matriz. A lei provincial nº 248 de 16 de junho de 1849, transferiu para a povoação de Tacaratu que ficou elevado à vila, a sede do termo floresta, então compreendendo e tornando as freguesias de Fazenda Grande (Floresta) os poderes de Tacaratu. A lei 345 de 13 de maio de 1854, criou a comarca do mesmo nome, dando como limites os mesmos termos, passando a sede a vila de Tacaratu. Em 1882 com a chegada da estrada de ferro, o local denominado Jatobá, (hoje Petrolândia), tornou-se uma povoação prospera, às margens do rio São Francisco. A lei provincial nº 1.885, de 1º de maio de 1887, deu a jatobá a categoria de vila, transferindo de Tacaratu para ali a sede do governo, onde Petrolândia era a sede do governo de Tacaratu. Continua nos comentários. Através da lei número nº 52, de 03 de agosto de 1892, que deu nome organização aos municípios, constituiu-se, Jatobá município autônomo em 1893. A lei estadual nº 1818 de 29 de dezembro de 1953, pela lei nº 345. Em 29 de dezembro de 1953 – data da criação do município, desmembrado Tacaratu do município de Petrolândia, e sua instalação ocorreu em 1954 pela lei estadual número 345. Em 2023 o Município de Tacaratu completou 69 anos de Emancipação Política.