28/07/2023

VIAGEM CULTURAL

A praça conhecida por “Praça do Coreto”, tem sua origem com o formato em cruz de malta, foi construída no mandato do prefeito João Serafim de Araújo, vice prefeito Tiburcio Alvez Brandão, entre os anos 1963 e 1965. A inspiração na cruz de malta é uma alusão a uma organização de cavaleiros cristãos da cidade de Malta na Itália, a qual defendiam o cristianismo ameaçado na Europa durante o século XI. O vermelho da cruz representa honra e dignidade.
Pela morte do prefeito de Tacaratu, João Serafim de Araújo a praça só foi concluída a parte superior do coreto e dando continuidade com seu sucessor a Prefeito, detalhe importante, no projeto original, teria uma foto escultura de Nossa Senhora da Saúde, que seria colocada na parte externa do coreto com a face voltada para o Santuário.
A praça teve uma reforma por meados de 2006, preenchendo-se os espaços que formavam a Cruz de Malta, o esboço foi feito pelo diretor do departamento de arquitetura da NOVACAP, Distrito Federal. O ilustre e renomado Oscar Niemeyer, engenheiro e arquiteto responsável pelo projeto cidade de Brasília. Constata-se nas obras, as características do estilo do seu autor, sempre com linhas curvas, traços horizontais, concreto amarelo e materiais naturais.
Isto aconteceu decorrente de uma visita e audiência do Prefeito João Serafim com o presidente da república, com o Vereador José Serafim.
FONTE: @biblioteca.tac e Fátima Serafim