14/09/2021

Instituto Federal de Pernambuco - Floresta, faz visita a Tacaratu

Como diz o nosso Prefeito, “uma andorinha só não faz verão, o Prefeito não pode fazer muita coisa sozinho, mas com o povo junto vamos ter grandes conquistas.” Essas palavras dizem muito do momento que estamos vivendo em nosso município.  Na última sexta feira, dia 10 de setembro, a sociedade civil uniu-se a Prefeitura de Tacaratu para juntas darem início ao “PROJETO TACARATU EM FORMAÇÃO”, coordenado pela Secretaria de Governo.  O FOCFIT, Fórum de Cidadania dos Filhos de Tacaratu, promoveu a visita técnica do Instituto Federal do Sertão - Campus Floresta (IF Sertão) à Tacaratu com o objetivo de dar início ao esforço conjunto para promover a realização de diversos cursos em nossa cidade.  Os cursos irão capacitar tanto as equipes das diversas secretarias da gestão municipal como o público em geral.  Participaram também da reunião, de forma online, representantes do IFPE e da UFPE.

Na ocasião o Prefeito Washington entregou as três universidades ofícios solicitando cursos nas áreas da saúde, educação, agricultura familiar, tecnologia, gestão, administração pública, meio ambiente, cultura, turismo, assistência social, para a população indígena e quilombola, para os assentamentos e também para capacitar profissionais que atuam prestando serviços de infraestrutura.

Participaram da reunião o Prefeito Washington, Secretários Municipais, Diretores, Membros da FOCFIT como o Presidente Raimundo Júnior e equipe.  Do IF Sertão participou a Diretora do Campus Floresta, Professora Rosineuman de Souza Soares Leal, o Diretor do Departamento de Ensino, Professor José Almeida da Silva Júnior, o Diretor do Departamento de Administração e Planejamento, Danilo Rosa Quirino de Sá, o Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, Professor Tassio Gomes, o Coordenador dos Cursos Técnicos em Informática, Professor Sérgio Bento e o responsável pelo projeto “Bora Sertanejar”, professor do colegiado de EMI Informática da disciplina  empreendedorismo e projetos, professor José Emanuel Medeiros. Participaram de forma on-line os representantes do IFPE e da UFPE: o Pró-Reitor do IFPE, Professor Doutor Assis Leão da Silva, a Assessora de Formação Continuada da PRODEN, Professora Mestra Andreza Cordeiro, o Coordenador de Extensão com os Povos do campo/PROEXT, Professor Doutor André Gonçalves, e o Coordenador de Educação Física, Esporte e Lazer do IFPE/DAE, Professor Doutor José Nildo Caú.

O Professor José Almeida da Silva Júnior agradeceu: “Agradeço a toda a equipe do município de Tacaratu, que recebeu a equipe do Campus Floresta de forma tão acolhedora e hospitaleira. Esperamos poder contribuir de forma construtiva e contínua para o desenvolvimento social, econômico e cultural de Tacaratu.  A unificação de ações em prol do desenvolvimento social é fundamental, pois todas elas tem um efeito cascata, tendo efeitos significativos com o transcorrer do tempo."