Para que uma democracia funcione de forma efetiva, o envolvimento da população é fundamental. Nesta perspectiva, a Prefeitura lançou um novo mecanismo que permite à sociedade influenciar no orçamento público. Este mecanismo oferece às pessoas a oportunidade de decidir como parte do orçamento do município será aplicado. Isso reforça a vontade popular no direcionamento dos recursos públicos para o ano de 2024. Como funciona esse novo sistema? Para participar, é necessário preencher o formulário de identificação abaixo e apresentar a sua proposta no campo “Sugestões”. Não esqueça de selecionar a qual área (educação, saúde, obras, etc.) a sua sugestão está relacionada. Depois de inscrita, a proposta será analisada pela Comissão da prefeitura e, se aprovada, será encaminhada para votação em plenário por todos os vereadores.
É como um plano que a prefeitura faz, mostrando quais são suas principais ideias e objetivos para o próximo ano. É um guia para decidir como gastar o dinheiro.
É um plano maior, que dura quatro anos. Nele, a prefeitura diz quais são seus grandes objetivos para esse período. Pode ser, por exemplo, construir um novo hospital ou melhorar todas as escolas da cidade.
Pense no OP como uma reunião entre a prefeitura e a população. É uma chance para todos dizerem onde gostariam que o dinheiro da cidade fosse gasto. Por exemplo, mais escolas, hospitais ou parques. A prefeitura organiza reuniões em diferentes partes da cidade, e todos podem participar. As pessoas sugerem ideias, votam nas melhores e a prefeitura tenta colocá-las em prática.
Todo ano, a prefeitura precisa decidir como vai gastar o dinheiro no ano seguinte. A LOA é essa decisão escrita em forma de lei. E sabe o que é legal? Ela precisa ser aprovada até o final do ano, então todos sabem o que esperar.
Fontes: MAHFUS, Júlio César. A construção da cidadania em busca da hegemonia social. Jus Navigandi, novembro de 2000.